Como fazer curso de enfermagem gratuito - Contrata Brasil

Como fazer curso de enfermagem gratuito

Anúncios

Quer fazer um curso de enfermagem gratuito e não sabe como fazer a sua escolha? Saiba que hoje é possível realizar muitos cursos de boa qualidade através da internet e ainda garantir sua certificação de conclusão de curso.

Se você quer começar a fazer um curso de enfermagem gratuito, confira abaixo informações que podem ser importantes antes de você fazer a sua escolha.

Anúncios

O que se aprende no curso de enfermagem?

Em um curso de enfermagem, você aprenderá sobre vários pontos importantes da saúde humana que serão essenciais para realizar a profissão. 

Serão abordadas técnicas de primeiros socorros, como lidar com situações de emergência e seus devidos procedimentos, como tratar de doenças e demais problemas que envolvam a saúde do paciente.

Anúncios

Existem vários tipos de cursos de enfermagem, podendo ir de opções mais básicas como é o técnico em enfermagem e indo para outras opções como licenciatura e bacharelado. 

O curso escolhido irá depender do que você pretende fazer na área. O curso de ensino técnico, por exemplo, é mais curto e pode ser concluído em apenas dois anos. Esses profissionais farão serviços mais voltados para cuidados técnicos do que com o paciente em si.

No geral, em um curso de enfermagem você estudará as seguintes matérias: anatomia; Antropologia Filosófica; Citologia e Histologia; Nutrição Aplicada à Saúde; Administração da Ciência de Enfermagem; Introdução as Práticas de Enfermagem; Bioquímica; Introdução à Patologia; Administração de Medicamentos; Microbiologia.

As matérias podem variar de acordo com a instituição de ensino e também na escolha do curso (técnico, bacharelado ou licenciatura).

O que faz um profissional de enfermagem?

O enfermeiro é considerado o braço direito do médico. É ele que estará ali para auxiliar em procedimentos, atendimento ao paciente e realizar o acompanhamento diário dele. No geral, ele fica responsável por fazer os monitoramentos dentro de seu turno, passando informações importantes ao médico, etc.

VEJA TAMBÉM  Curso Técnico de Administração Gratuito

Também é possível trabalhar em postos de saúde, auxiliando em causas para pessoas carentes e demais ações sociais que podem ser promovidas pelo governo.

Ele é um ponto essencial dentro de uma equipe médica, sendo que seus serviços garantem o bem estar do paciente e mantém o médico informado sobre cada um deles. 

São os que acabam passando mais tempo com o paciente, pois são os enfermeiros que ficam responsáveis por cuidar da saúde deles, garantir que estejam confortáveis e que não falte nada (desde medicamentos ao conforto durante a estadia no hospital).

Como fazer curso de enfermagem gratuito

Para fazer um curso de enfermagem gratuito, você primeiro precisará verificar quais instituições oferecem essa opção. Você pode optar por uma faculdade pública, uma universidade federal ou até mesmo conseguir uma bolsa de estudos em uma faculdade particular.

O mais importante nesse momento é que a instituição seja reconhecida pelo MEC, assim você terá um certificado válido em território brasileiro após ter concluído o curso. 

Essa informação é importante para que você possa exercer a profissão, principalmente se tratando de um cargo na área de saúde.

Você também pode encontrar cursos de ensino à distância (EAD), mas é importante que você verifique se possui certificação e se o curso oferece todas as matérias que você precisa.

Para ingressar em uma faculdade federal ou pública, é preciso realizar a prova do ENEM. Através de sua pontuação você poderá selecionar a instituição de ensino e começar seus estudos em um curso de enfermagem gratuito.

Atualmente, as maiores oportunidades para esse profissional estão nos hospitais privados. Por se tratar de uma área essencial para todos nós, está sempre contratando e movimentando o mercado de trabalho. 

VEJA TAMBÉM  Curso gratuito de Gerenciando Projetos

Portanto, se você pensa em fazer um curso de enfermagem gratuito, esse é o momento para começar os seus estudos.