Como fazer curso de eletricista gratuito - Contrata Brasil

Como fazer curso de eletricista gratuito

Anúncios

Se você pensa em fazer um curso de eletricista, saiba que existem ótimas opções de cursos gratuitos online. Mesmo que o profissional que trabalha como eletricista não precisa ter uma formação acadêmica, é importante que haja algumas instruções para que seja prestado um serviço de qualidade.

Para te ajudar a encontrar bons cursos de eletricista gratuitos, separamos algumas informações úteis (inclusive, sobre como fazer curso de eletricista gratuito). Confira abaixo.

Anúncios

Qual a função de um eletricista?

Você já deve ter recebido um eletricista em sua casa, ou visto uma pessoa fazendo a manutenção dos cabos de sua rua, dentre outras atividades interligadas. Esse profissional está fazendo o trabalho de instalar, manusear e realizar reparos em instalações elétricas.

Ou seja, é ele quem irá fazer todas as ações quando precisarmos mexer nos cabos de energia.

Anúncios

Eles podem ser autônomos, como no caso de profissionais que realizam serviços à domicílio, ou trabalhar para uma empresa específica (por exemplo, o da companhia de energia de sua cidade).

Também podem se tornar funcionários públicos, fazendo a prova do concurso e ingressando na vaga.

Existem outros cargos que eles podem estar inseridos, como trabalhar na parte elétrica de grandes embarcações (como navios) e até mesmo aviões.

Geralmente, estão concentrados mais na parte de construção civil e nas áreas industriais.

O salário poderá variar, principalmente se for um profissional autônomo, mas geralmente gira em torno de R$1.600,00.

Como fazer curso de eletricista gratuito

Fazer um curso de eletricista vai muito além de saber lidar com os equipamentos e realizar o serviço, também está relacionado à segurança necessária para se prestar esse tipo de serviço. Afinal, a eletricidade é algo perigoso e pode apresentar riscos para nossa saúde.

VEJA TAMBÉM  Curso gratuito de Auxiliar Administrativo

EPI (Equipamento de Proteção Individual) é algo que não pode faltar na hora de realizar o trabalho, e no curso de eletricista você aprende sobre a maneira correta de utilizar, quando ele deve ser utilizado, e muito mais.

Para fazer um curso de eletricista gratuito, primeiro você precisará realizar uma pesquisa com as melhores opções do mercado. Verifique se o curso oferece um material de apoio, suporte em caso de dúvidas, certificado de conclusão de curso, etc.

Feito sua pesquisa, basta você selecionar o curso escolhido e fazer sua inscrição. Algumas opções de cursos limitam o tempo que você poderá ter acesso ao material a partir do momento da inscrição. Por isso, fique atento para não perder a oportunidade de se capacitar de forma gratuita.

Em um curso de eletricista, você verá assuntos sobre eletrotécnica, como realizar instalações elétricas em interiores, como realizar as instalações com segurança para você e para aqueles que estarão no local, e muito mais.

Um exemplo de curso gratuito, online e com uma grande quantidade de materiais é o oferecido pela GINEAD. São 60 horas de aulas, bastante completo e que poderá render boas oportunidades.

Atenção: o curso de eletricista oferecido pela GINEAD não oferece certificado gratuito, ele é pago caso o aluno tenha interesse em emitir o documento.

Se quiser emitir certificado mas não pode investir dinheiro no momento, você encontrará cursos com essa opção gratuita. Uma ótima opção é verificar se o Senai está oferecendo algum curso para eletricista no momento.

Oportunidades de mercado na área elétrica

Independente da forma que você escolher trabalhar, seja autônomo ou em uma empresa, o profissional que mexe na parte elétrica sempre encontrará serviço. Afinal, é uma área que sempre está em busca de mão de obra.

VEJA TAMBÉM  Curso gratuito de Penteados

E se você quer se tornar um grande profissional, ser indicado para outros clientes e alcançar seus objetivos profissionais, comece se capacitando.

Comece realizando os cursos gratuitos, podendo até mesmo fazer uma graduação na área de engenharia elétrica.