Melhores cursos gratuitos do governo 2021/2022 - Contrata Brasil

Melhores cursos gratuitos do governo 2021/2022

Anúncios

Você alguma vez já se perguntou quais são os melhores cursos gratuitos do governo?

 

Anúncios

Primeiramente, com o passar do tempo, o mercado de trabalho exige cada vez mais que a população trabalhadora tenha um alto nível de capacitação.

 

Anúncios

No entanto, poucas pessoas têm condições de participar de cursos especializados, que na maioria das vezes são pagos.

 

Felizmente, se você procura por aulas disponibilizados para todos e que não precisam pagar, descubra nesse artigo os melhores cursos gratuitos do governo.

 

Até porque, o que pode facilitar a abertura das portas do mercado e trabalho para você é ter o domínio em assuntos mais específicos, como, por exemplo, letramento digital, introdução a programação, e outros.

 

Inclusive, pelo fato de a área de tecnologia também ter crescido muito, vale apena estar por dentro de como funciona ou fazer cursos de sobre tabelas e fórmulas no Excel, apresentações no Powerpoint, como fazer sumários no Word, e etc.

 

Assim, tendo um conhecimento maior em conteúdos como esses, vai lhe trazer um diferencial enorme em relação aos concorrentes.

 

Por fim, para você ficar por dentro disso tudo, citaremos quais órgãos oferecem esses cursos, e quais são os melhores disponibilizados por cada instituição.

 

Órgãos e instituições que oferecem os melhores cursos gratuitos do governo

Geralmente, quando você procura por cursos grátis, é normal que essa oferta seja feita pelo governo federal, através de parcerias, e diversas instituições e órgãos.

 

Quando o foco dos cursos é voltado para graduações e pós-graduações, existem inúmeros exemplos de cursos dos mais diferentes assuntos, incluindo os que são oferecidos nas universidades federais e estaduais do país.

VEJA TAMBÉM  Cursos do SUS com certificado: descubra como ter a empresa no seu currículo

 

No entanto, nos casos em que as pessoas buscam por cursos de qualificação profissional online, as mesmas se limitam a procurar em poucos lugares, onde acabam achando uma pequena variedade de cursos.

 

Como, por exemplo, grande parte opta logo por procurar se determinado curso está disponível no Senac, e esquece que são vários os órgãos que oferecem cursos a distância e presenciais com incentivo do governo.

 

Dessa forma, lembre-se que antes de tudo é importante pesquisar bem, pois você pode encontrar mais variedades de oportunidades e áreas distintas.

 

Portanto, veja a lista de instituições que disponibilizam cursos gratuitos pelo governo:

 

  • Pronatec
  • Escola Virtual do Governo
  • Fundação Bradesco
  • Faculdade Getúlio Vargas

 

Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, mais conhecido como Pronatec, deu início no ano de 2011, por meio de Ministério da Educação e Cultura, como um portal de acesso ao ensino para pessoas que querem se qualificar profissionalmente.

 

Inclusive, essa instituição é conhecida pelos seus cursos possuírem um nível alto de aplicabilidade e de introdução ao mercado de trabalho.

 

Assim, grande parte dos cursos oferecidos pelo programa são voltados exclusivamente no mercado de trabalho e na qualificação profissional, o que acaba atraindo diversas pessoas todos os anos.

 

Vale lembrar que, todos os cursos são totalmente gratuitos, e também possuem bolsa auxílio.

 

Além disso, o Pronatec tem ligação com várias escolas técnicas e Serviços Nacionais de Aprendizagem, assim como o Senai, Senac e o Senat.

 

Dessa forma, nesse ano alguns dos cursos disponíveis pelo programa são:

 

  • Chaveiro
  • Cabeleireiro
  • Assistente administrativo
  • Barbeiro
  • Engenheiro naval
  • Figurinista
  • Garçom
  • Inspetor escolar
  • Jardineiro
VEJA TAMBÉM  IFood oferece cursos gratuitos em diversas áreas

 

E por fim, além desses, a Pronatec ainda conta com cursos técnicos, onde além das aulas, também terão algumas atividades práticas.

 

Contudo, vista a variedade distinta de cursos disponíveis, se você tem interesse, não perca essa oportunidade que influenciaram positivamente no seu futuro no mercado de trabalho.

 

Dessa forma, para se inscrever basta entrar no site da pronatec e realizar seu cadastro.

 

Escola Virtual do Governo

Esse órgão, juntamente com a Escola Nacional de Administração Pública, oferece cursos gratuitos do governo que possuem um foco principal na Administração pública.

 

Por conseguinte, os cursos disponibilizados por essa instituição são formulados e distribuídos por várias organizações de ensino e educação.

 

Dentre os mais variados cursos que estão disponíveis na plataforma, alguns deles são:

  • Auditoria e controle para estatais
  • Gestão da informação e documentação
  • Cidadania fiscal
  • Atividade correcional
  • Controle social e institucional de gastos públicos

 

Dessa forma, citado os cursos, para realizar a inscrição nos cursos da Escola Virtual, você precisa realizar o cadastro no próprio site da fundação, informando seu número do CPF e endereço de e-mail.

 

Logo, depois desse processo, você receberá um e-mail de confirmação da sua inscrição.

 

Fundação Bradesco

A instituição Fundação Bradesco também oferece cursos gratuitos do governo, por meio da sua plataforma e de forma online.

 

Criada no ano de 2001, essa organização tem o objetivo de oferecer cursos em variadas áreas, como, por exemplo, finanças, tecnologia e educação.

 

Além disso, o diferencial dela é que ela conta com os cursos livres, ou seja, são aqueles que não precisam de autorização do Ministério da Educação e Cultura para serem ministrados, e nem de leis específicas para sua realização.

VEJA TAMBÉM  Curso de Bambuterapia

 

A lista de cursos disponíveis é bem extensa, onde alguns deles são:

 

  • Introdução a administração
  • Estratégia de negócios
  • Introdução a gestão de projetos
  • Contabilidade empresarial
  • Análise de balaços
  • Matemática financeira.

 

Por fim, vale ressaltar que, você ainda pode gerar um certificado, apenas acessando a página inicial do site e seguindo os passos indicados da área chamada Validação de Certificado.

 

Considerações finais

Agora que você sabe quais são os melhores cursos gratuitos do governo, e que realmente valem a pena, o que está esperando?

 

Você pode obter diversas novas oportunidades ao fazer cursos como esses.

 

Nos vemos em breve.